Blog do Birner

Prass e Renato Augusto têm perfil de capitães; Neymar nunca mostrou isso

birner

De Vitor Birner

Eis a questão

Liderança natural, comportamento  construtivo, experiência, equilíbrio ao raciocinar nos momentos mais tensos dos jogos e assim tomar decisões em segundos dentro dos gramados.

Neymar nunca mostrou tais virtudes essenciais ao capitão de qualquer grande seleção ou agremiação. Na Copa América do Chile, por exemplo,  entrou na catimba venezuelana e recebeu o cartão que o excluiu do jogo e gerou suspensão por 3 jogos,

Reclama além do necessário, melhorou a quantidade dos mergulhos na área que ficou menor,  mas ainda abusa pouco das simulações que muitos torcedores e colegas reclamam pênalti e no restante do planeta são avaliados como normais.  Tal qual os competentes 'Gabrieis' de Santos e Palmeiras, foi criado na cultura distorcida de futebol influenciada por outra maior, a do politicamente correto que pauta as convicções conservadoras e na prática impossibilita o aumento da urgente harmonia coletiva.

As referências para alguém ganhar a tarja de capitão deveriam ser consideradas pelo treinador.

O craque e o líder

Tecnicamente Neymar é acima da média, pode ser colocado no grupo dos atletas mais habilidosos do planeta. Quem tem esses requisitos será o líder técnico, que não necessariamente ganha a honraria por méritos além do exercício elogiável dos fundamentos do futebol.

Didi foi o melhor em 58 e o zagueiro Bellini, provavelmente o menos habilidoso do time, ergueu a taça na imagem que imortalizou a conquista.    ,

Tinha a palavra mais respeitada por Djalma Santos, Zito , Orlando , Pelé, Nilton Santos,  Didi, Garrincha, Vavá e Zagalo que atuaram contra a Suécia na na final.

Em 62 , o ponta das pernas tortas foi o líder técnico e Mauro Ramos o capitão. Em 7o havia muitos craques e Carlos Alberto foi o escolhido.  Dunga, não o Romário, foi o do tetra e ninguém no elenco questiona a importância do volante.

No penta, nem Rivaldo e nem Ronaldo ou São Marcos foram a opção do técnico. Preferiu Cafu e os colegas geniais, decisivos na conquista, apoiaram.

Lógica indica os com maior rodagem

Fernando Prass, pela postura no Alviverde, tende a exercer mais liderança que Neymar. Há treinadores que preferem atletas de linha para a função.

Talvez, por isso, tenha sido preterido pelo técnico.

Renato Augusto deveria ser cogitado.  Compõe com alguns poucos colegas o pequeno grupo de jogadores nascidos no país e inteligentes na parte tática, virtude para a qual é indispensável, acima de tudo, raciocinar durante os jogos,

Creio que iniciará os jogos do torneio.

Os convocados acima dos 23 anos foram chamados para isso. Se perderem a posição por incompetência, o equívoco será, principalmente, do treinador.

O tempo e a sabedoria

Rodagem e experiência são os temas do post.  Neymar pode adquirir ambas.

O que faz com os acertos e equívocos, quais as conclusões do ser humano nesses momentos, são as respostas do atleta para mostrar que tem ou adquirir o que necessita para ser o capitão do único favorito ao ouro.

O assunto essencial, acho que ficou óbvio, é maturidade antes da qualidade. Em meio à enxurrada de grana e fama não é simples gerir a grandeza do futebol.

As pancadas deixam calos que podem fortalecer os sábios.

O próprio jogador do Barcelona, após prejudicar a seleção na última Copa América que participou e de recentemente fazer declarações agressivas contra os torcedores, seguidas por mais uma na qual afirmou ''me excedi'', talvez tenha compreendido melhor como funciona o esporte, e por isso consiga cumprir a missão de ser líder na campanha do medíocre torneio.