Blog do Birner

Nem Gabriel Jesus, nem o Fernando Prass; Moisés foi a ausência mais sentida

birner

De Vitor Birner

O blablablá tradicional

O futebol ultra-conservador é uma fábrica de clichês. Por isso as explicações sobre os resultados de jogos muitas vezes são pré-estabelecidas e desprezam o que houve tecnicamente dentro do gramado.

Time ganhou porque tem jogador 'x',  o outro perdeu pela ausência ou equívoco do atleta 'y', e assim por diante em  afirmações algumas vezes embasadas no suposto raciocínio que na realidade exigiu poucas reflexão e conhecimento, pois foi  embasado em algo generalizado sobre a competência dos personagens, mesmo quando esses não interferiram tanto no resultado.

Cada qual tem própria história

O jogo dos times com os melhores elencos, consequentemente os que têm maiores condições de conquistar o torneio de pontos corridos, serve como exemplo preciso, simples e direto de como se observa pouco os desempenhos e sobram explicações vazias sobre o futebol.

Prass e Gabriel Jesus são os principais boleiros do Palmeiras. O goleiro e o artilheiro são referências técnicas, o veterano além de tudo exerce liderança, mas a direção não se opôs à convocação de ambos para a comercial, populista e inútil do ponto de vista esportivo disputa da medalha de ouro no futebol masculino.

Ambos ficaram fora do time no primeiro tropeço dentro do Allianz Parque. Mesmo assim, afirmar que foram os que mais falta fizeram é contraditório diante do que houve, na prática, no gramado.

Vagner, exigido no chute de Robinho após Vitor Hugo falhar na saída de jogo, fez a difícil intervenção e com segurança. Não tinha como impedir o gol de Leandro Donizette. Erik foi escalado como falso centroavante, se mexeu para criar as lacunas e não teve nenhuma grande oportunidade para finalizar e comemorar.

O Atlético foi melhor no meio de campo. Anulou o sistema de criação, conseguiu desacelerar o ritmo como queria, ditou o que planejara, tudo isso dentro do estádio pleno de torcedores do Alviverde.

O jogador que poderia alterar essa dinâmica no setor, na atual fase, era o Moisés.

As funções e o que faltou

Apesar de nunca ter brilhado em agremiações grandes e ser rodado (tem 28 anos), e de não ser o atleta da assistência e de fazer gols, é fundamental na saída de bola e distribuição de jogo porque faz as inversões que desmontam os sistemas de marcação.

Quando atua como volante, faz isso melhor que Thiago Santos. O time, assim, tem com Moisés e Tchê Tchê os atletas da posição que o oponente necessita ficar atento.

Marcelo Oliveira orientou o sistema de marcação do Atlético a ficar em cima do Tchê Tchê quando o Palmeiras tinha que fazer a transição ao campo de frente, o volante ficou sobrecarregado porque o colega de posição tem dificuldade nisso,  a qualidade do toque foi menor que a necessária para o time chegar no entorno da área do oponente e ditar o ritmo, e o andamento foi como queria e planejou o treinador da agremiação que ganhou.

A ausência do esquecido nas lamentações de muitos palestrinos e análises sobre o que houve no gramado foi a mais sentida pela agremiação.

Reitero: tal raciocínio tem como referência apenas esse jogo. No próximo pode ser a de outro atleta, ou de alguns , ou talvez ninguém,

E mais: o Moisés na meia, especificamente nesse momento, rende mais que o apagado Cleyton Xavier tanto na criação quanto na marcação.

Importância incomparável

Obviamente, Fernando Prass e o Gabriel Jesus são muito melhores que Moises.

Mas assim como Beletti fez gol em final da Liga dos Campeões pelo Barcelona com Ronaldinho no ápice da forma, o lateral-direito Brown conseguiu o mesmo na decisão quando a Argentina de Maradona conquistou o Mundial, tal qual Materazzi pela Itália de Totti e a Azurra ganhou o torneio, sempre é possível que o inusitado brilhe mais que os maiores iluminados com a maior qualidade de jogarem em alto nível. Isso faz parte da essência do futebol.

Fundamental: Mesmo completo, o Palmeiras poderia perder.

O Atlético é o time que tem o elenco com maior quantidade de jogadores talentosos.

Leonardo Silva, Rafael Carioca, Robinho, Pratto, Fred, Luan e Cazares, apenas para citar os mais óbvios, esquentariam o banco no Alviverde apenas por opção tática do treinador, pois se dependessem da técnica ocupariam as respectivas funções de quem hoje atua no campeão da Copa do Brasil e líder do torneio de pontos corridos.

Por outro lado

Gabriel Jesus é o melhor jogador da posição, nesse momento, em atividade dentro do país. Fernando Prass merece elogios iguais embaixo das traves.

As ausências de ambos tendem a ter maior impacto que a de Moisés, se realmente o desempenho do Alviverde piorar durante a Olimpíada.  Para avaliar isso é necessário lembrar quais as opções que o treinador tem de reposição dos que saíram.

Erik, Lucas Barrios e Alecsandro, de características distintas, são as do centroavante.

Vágner é a do goleiro.

No meio de campo, em tese, não há o meia que consiga atuar como volante tal qual Moisés faz. Deve ficar disponível para enfrentar o Botafogo na próxima segunda-feira, no jogo que fecha a rodada e o Alviverde será considerado favorito para ganhar.