Blog do Birner

Corinthians acerta ao optar por reservas e ‘erra’ ao manter Cássio

birner

De Vitor Birner

Tite confirmou que escalará o time alternativo diante do Cobresal.

Dez jogadores que ganharam o status de titulares, todos de linha, não irão iniciar.

Giovanni Augusto, porque se machucou, não teria condições, mas os outros poderiam atuar.

A escolha é mais que lógica.

O treinador afirmou que a estreia no mata-mata da Libertadores será na quarta-feira. Como a tendência é encerrar a fase de classificação na liderança, será necessário viajar –  a não ser que enfrente o São Paulo – ninguém sabe para onde, o que pode dificultar a recuperação física dos atletas, além de 'roubar' o dia de treinamento.

Antes, terá o Audax no Estadual.

A equipe de Fernando Diniz é fundamentalista na manutenção da bola. Isso exige mais do sistema de marcação do Corinthians, a não ser que, de maneira pragmática e conservadora, o treinador posicione os atletas pouco à frente da linha que divide o gramado.

Como tem elenco tecnicamente superior e capaz de mostrar intensidade nos desarmes, o ideal será adiantar todas as linhas e se impor diante dos torcedores em Itaquera.

A proposta coletiva ousada do time de Fernando Diniz  força quem marca a saída de jogo a correr mais do que normalmente necessita.

Há outro aspecto para reforçar o acerto no planejamento: os titulares do Corinthians, neste momento, são pouco melhores que os suplentes.

E esses têm mais futebol que a pequena e eliminada agremiação chilena.

Devem ganhar com facilidade. A tendência é conseguirem isso de maneira mais simples que nos dois outros jogos do time no torneio.

Não foi apenas o treinador

Tite deve ter argumentado sobre esses aspectos com os cartolas, mas a última palavra foi de quem cuida gestão do clube.

Ambos, parece óbvio, continuam em sintonia.

Se equivocaram; Walter merecia oportunidade

Não concordei apenas com a manutenção do goleiro principal.

O concorrente da posição, assim como os das outras, precisa atuar.

Quando o time precisou, não há como negar que correspondeu. E mesmo se cometesse equívocos, é importante que se sinta na mesma condição dos colegas no elenco.

A função de goleiro é das que mais exigem sequência de jogos.

Ninguém pode argumentar que a ausência de Cássio, apenas diante do Cobresal, fará o atleta perder o ritmo. As agremiações de países no exterior têm calendário menos lotado e melhor, e mantêm o alto padrão.

Agremiações contra as quais pode jogar 

Eis as equipes que podem encerrar, ou ficaram, na segunda colocação;

Grupo 1 – River Plate [possibilidade minúscula], São Paulo ou The Strongest. Agremiação do Morumbi precisa empatar em La Paz. Buenos Aires, sul da capital do estado ou os 3600 metros na Bolívia são as opções.

Grupo 2  – Nacional em Montevidéu. Viagem curta para atuar diante da agremiação do Munúa que investe em contra-ataque e cruzamentos.

Grupo 3 – Racing pode perder por 1×0 gol do Bolivar em La Paz para se classificar. Se conseguir, o Corinthians irá encarar a viajem curta, o time muito mais forte na criação que nos desarmes, por isso oscila, e a torcida portenha mais barulhenta entre os grandes clubes 'hermanos'.

Grupo 4 –  Jogos do grupo acontecem no horário que postei. Huracán precisa empatar em Medellin contra o Atlético Nacional. O Sporting Cristal tem que ganhar do Peñarol no Uruguai e torcedor pelo tropeço dos 'hermanos'.

Grupo 5 – Independiente Del Valle. É time pequeno do Equador, nunca conqustou torneio de primeira divisão,atua na região metropolitana de Quito (2800m de altitude) e fez jogos difíceis contra o Atlético MG.  Perdeu fora e ganhou no acanhado Estádio Rumiñahui.

Grupo 6 – Grêmio. O torcedor conhece e nem preciso argumentar sobre o time de Roger.

Grupo  7  – Deportivo Táchira –  O time ganhou os 3 jogos na Venezuela, onde marcou 5 gols e levou 1, e perdeu os 3 quando saiu do país sofrendo 10 e conseguindo comemorar uma vez. O mais difícil para o Alvinegro seria a viagem à San Cristóbal.

Grupo 8 – Santa Fe e Cerro Porteño, ambos conhecidos, concorrem à classificação. Se enfrentam em Assunção e os paraguaios precisam ganhar.