Blog do Birner

Torcida vaiará o Lucão ou escutará o ídolo Lugano?

birner

De Vitor Birner

O apelo

''Se eu posso fazer com que o torcedor me escute, gostaria que o torcedor avalie o profissionalismo, o compromisso, caráter, coragem do menino de sempre ir para frente e ir jogando, de assimilar um erro e nunca se esconder. Isso é valioso em um jogador, muito mais que um erro ou acerto. É uma fração de segundo que acontece e vai acontecer sempre'', explicou Lugano ao Seleção Sportv.

''Precisamos do apoio da torcida, e o menino precisa do apoio da torcida. É um momento bom para o São Paulo começar a se unir e ser forte em momentos ruins, como este'', acrescentou o zagueiro.

A lucidez do atleta reverenciado pela torcida da agremiação do Morumbi gerou a recomendação inteligente que é quase utopia no mundo das redes antissociais e do ódio disseminado em muitas pequenas manifestações.

Simplificando, El Dios citou que o colega é esforçado, ainda não tem personalidade pronta para lidar com a própria tensão, mas pode melhorar ao longo da carreira e quem ama o time deveria fortalecê-lo ao invés de esmagá-lo, tal qual acontece por causa das fracas apresentações do Lucão em jogos mais tensos.

Equilíbrio, não técnica

O defensor mostra dificuldade para se concentrar e manter plenamente a confiança em alguns momentos.

Tem panes, para de raciocinar, e fica inerte ou sem leitura do que ocorre em campo, como aconteceu nos últimos clássicos diante do Corinthians.

O equívoco no lance que originou o gol não foi gerado por incapacidade técnica.

Faltou serenidade para manter a concentração e pensar. Podia optar pelo chute à linha de fundo, ou para a lateral, ou tentar recuar como quis, mas fez a assistência ao Lucca.

Teve o chamado 'branco', como em alguns momentos da goleada diante do reservas do oponente no torneio de pontos corridos.

Sempre o próximo lance

Não tenho a menor dúvida que entrou no gramado carregando os erros anteriores e as vaias que havia recebido.

Fazer isso é grande erro no futebol. Precisa entender que o esporte proporciona, sempre, cada vez que toca na bola, a possibilidade de acertar e melhorar.

Ninguém pode alterar o lance anterior, mas se souber lidar com a pressão gerada após cada equívoco, diminuirá a quantidade deles. Casar com a falha é garantia de ter, em todas as jogadas, a companhia dela.

Lucão deve se perdoar porque isso tende a diminuir ou, na pior das hipóteses, não aumentar ainda mais os equívocos gerados pelas panes de raciocínio.

A escolha de cada torcedor

Como literalmente o Lugano falou,  Lucão não se equivoca por falta de profissionalismo, compromisso, caráter, e isso, de acordo com zagueiro, é mais valioso no jogador jovem que seus erros ou acertos.

Pediu apoio da torcida porque ela pode fortalecer o atleta ou jogar contra quem defende o manto sagrado da agremiação.

Os preguiçosos, jogadores que não se incomodam com resultados ruins, além de outros perfis de atletas pouco comprometidos, podem eventualmente melhorar quando são vaiados.

Lucão, na avaliação do veterano, é sério, não se enquadra em nenhum desses perfis, pode ser cobrado como outros jogadores, mas não daquela maneira.

O próprio atleta sabe que foi mal. Ele mesmo se penitenciou por entregar o gol.

Em suma, o campeão nacional, da América e do Mundo, dividiu responsabilidades com o torcedores ao afirmar que é  ''um momento bom para o São Paulo começar a se unir e ser forte em momentos ruins, como este''.

A solicitação dele é simples de ser compreendida:

Cada torcedor pode optar por jogar com o time e contribuir, ou descarregar raiva no Lucão.  Apoiá-lo não é garantia que será eficaz diante do The Strongest, mas as vaias aumentam consideravelmente a possibilidade de cometer mais equívocos.

Vale ressaltar que Bauza ainda não tem outras opções confiáveis para a zaga e provavelmente por isso manterá o jogador na importante estreia da agremiação na fase de grupos da Libertadores.