São Paulo mereceu a vaga destinada ao menos incompetente
birner
De Vitor Birner
O torneio de pontos corridos disponibiliza quatro lugares e não havia, entre as duas dezenas de concorrentes, quantidade necessária de agremiações que mostraram regularmente futebol de qualidade para preenchê-las.
Por isso, apesar de parecer contraditório com o que houve na política do Morumbi, o São Paulo mereceu a classificação à Libertadores.
A falta de garra tão citada nas reclamações de seus torcedores talvez tenha sido pior em outros lugares.
O Internacional, com seu elenco caro, foi assim em muitos momentos, além de se equivocar ao mostrar bilhete azul ao Aguirre. Tinha 'saldo negativo' de um gol antes de ganhar dos reservas do Cruzeiro e garantir a quinta colocação.
O Flamengo não foi exatamente o que podemos chamar de um clube com funcionários plenamente comprometidos e escolhas ideais de seus gestores do futebol.
Gastou uma fortuna, reforçou o elenco durante a janela de transferências , e ficou atrás de Ponte Preta, Atlético PR e Sport, todos com menos dinheiro, Saiu do gramado derrotado em 50% dos jogos.
O Cruzeiro se auto-sabotou ao demitir Marcelo Oliveira para contratar Vanderlei Luxemburgo,
O Santos no 1° turno ganhou meia dúzia das 19 partidas, empatou mais 6 e perdeu 7,. Não foi constante no torneio longo.
O Palmeiras despencou no returno. Caiu muito de rendimento quando em tese seria mais forte por causa do entrosamento.
Houve desacertos em diversos clubes. O São Paulo, talvez por contar com maior quantidade de atletas que têm capacidade técnica de resolverem os jogos em lances individuais, ganhou o prêmio ao melhor incompetente.
Sport, Ponte Preta e Atlético PR não têm grana para competir com os gigantes.
O Rubro-Negro, por pouco, não realizou a façanha.
Merecem elogios pelo que realizaram com menos recursos financeiros.