Blog do Birner

Pitacos e palpites sobre os jogos da Copa do Brasil

birner

De Vitor Birner

Internacional x Palmeiras

O time de Argel é muito conservador na parte tática. Desde a chegada do treinador, a única vez investiu em marcação na saída de bola e chegada na frente com vários atletas foi quando ganhou do Corinthians.

No 1×0 diante do Palmeiras, mesmo depois de ficar com um jogador a mais, continuou com o sistema defensivo inteiro da linha que divide o gramado para trás. Não sei se isso tem a ver com preferência do treinador ou incapacidade da equipe por conta de desgaste físico ou falta de entrosamento.

O Palmeiras tem dificuldade de fazer a transição ao ataque, trocando passes, desde a perda de Gabriel. Depende muito de lançamentos longos e a sua jogada aérea, no ataque, é forte.

Por isso força os lances pelos lados.

Terá Dudu e Gabriel Jesus, se Marcelo Oliveira quiser, o que aumenta a velocidade e a capacidade de criação.

A tendência é de um jogo truncado, fechado, como o último entre as agremiações.

A lógica, que nem sempre acompanha o futebol, diz que não há favorito. A única zebra possível será uma goleada, tanto faz para quem.

Palpite: Empate

Comentarei, ao vivo, no Placar do Uol Esporte.

Figueirense x Santos

Não creio que o Figueirense irá para cima. O contra-ataque do Santos é muito forte.

O time de Hudson Coutinho tem atuado com o trio de volantes e Rafael Bastos na meia. Isso exige o apoio dos laterais e pode abrir lacunas quando avançarem.

Não duvido que o treinador tire um dos atacante para fortalecer o meio de campo, ou que exija o constante recuou de um deles para acompanhar os avanços do lateral ou volante santista.

Pelos lados, a equipe de Dorival Jr é forte e rápida.

Por isso, creio na postura cautelosa de quem, em tese, deveria tomar a iniciativa ofensiva por atuar diante de seus torcedores.

A lógica, que nem sempre acompanha o futebol, diz que o time da Vila Belmiro é favorito.

Palpite: Santos

São Paulo x Vasco

O time de Juan Carlos Osorio ainda carece de maior regularidade e estabilidade coletiva. Quando consegue fazer o que o treinador quer, é competitivo e elogiável. A questão é saber como atuará nessa noite.

Os vascaínos não têm qualidade técnica para igualar tal desempenho, mas nos 5 últimos jogos seus resultados são superiores aos do time do Morumbi.

A agremiação de Jorginho mostra futebol, hoje,  melhor que sua posição na tabela do torneio de pontos corridos.

O jogo provavelmente terá o São Paulo com mais posse de bola e presença no campo de ataque.

Resta saber se irá aproveitar isso e transformar no resultado que o torcedor sonha, ou se os cruz-maltinos irão explorar as brechas que ficam atrás, além de eventuais erros de marcação nos cruzamentos, para conseguirem ganhar.

Não creio que será uma daquelas partidas chatas, onde o marasmo prevalece e a lentidão irrita.

A lógica, que nem sempre acompanha o futebol, diz que Pato, Michel Bastos e cia têm pequeno favoritismo.

Palpite: São Paulo

O clássico nacional terá post aqui no blog.

Fluminense x Grêmio

O time das Laranjeiras é uma incógnita. Dono do pior desempenho, entre todos da primeira divisão no país, desde o início do returno, possui elenco melhor que seu futebol atual.

Não é brilhante, mas pode render mais.. Passa a impressão que há problemas entre os atletas, ou entre eles e a direção, ou ambos.

O Grêmio, taticamente, é consistente. Oscila pouco nisso e, sob a direção de Roger Machado, não sabe o que é apatia. Com Maicon e Douglas, ganha qualidade de passe no meio de campo.

Creio que Eduardo Baptista dirá para sua equipe ir para cima.

Para obter sucesso, não poderá perder a posse de bola na região central do gramado, além de ficar atento aos contra-ataques, pois Giuliano, Luan e Fernandinho estão à disposição para o jogo.

A lógica diz que os gremistas têm pequeno favoritismo.

Palpite: Empate